Odontologia Oncológica
Plena Odontologia tem uma grande preocupação em proporcionar uma melhor qualidade de
vida para os pacientes com necessidades especiais.
A odontologia oncológica proporciona atendimento odontológico adequado antes, durante e depois do tratamento do Câncer, relacionando as possíveis manifestações bucais que poderão ocorrer nesse período. O ideal é que o paciente com Câncer faça sempre uma avaliação odontológica antes de iniciar o tratamento, para que o especialista possa avaliar a presença ou não de infecções e trocar informações com a equipe médica a fim de se definir o tratamento odontológico mais adequado.
O tratamento odontológico previamente ao tratamento oncológico, se inicia por uma consulta clínica minuciosa associada com exames complementares de sangue e radiográficos, além da coleta de informações médicas sobre o diagnóstico e estadiamento da doença.


Odontologia oncológica
O planejamento do tratamento odontológico é estabelecido com objetivo de eliminar focos infecciosos, através de tratamentos endodônticos, periodontais,restauradores e adequação da cavidade bucal.
O acompanhamento odontológico durante todo tratamento oncológico traz inúmeros benefícios ao paciente, pois há muitas complicações bucais que ocorrem nesse período. A orientação sobre a importância de uma boa higienização bucal durante todas as fases do tratamento possibilita um grande conforto ao paciente. Mesmo após a conclusão, é muito importante as consultas odontológicas de manutenção pois há alterações na cavidade bucal que serão permanentes e necessitam de monitoramento.
Radioterapia
Principalmente de cabeça e pescoço, ocorre algumas manifestações bucais,como a mucosite oral em aproximadamente 100% dos casos.
Quimioterapia
Através da utilização de diferentes medicamentos, podendo ser administrados por via oral ou injetáveis, para destruição de células neoplásicas. Dependendo do medicamento utilizado e a localização do tumor, 60 a 80% dos pacientes
podem apresentar mucosite oral.
Sendo possível fazer laserterapia preventiva para mucosite (grandes aftas com sangramento e muita dor), muito comum em pacientes em quimioterapia e ou radioterapia.
A odontologia pode trazer muito conforto e melhorar a qualidade de vida do paciente oncológico.
